Pesquisar

segunda-feira, 22 de março de 2010

II Seminário de atualização científica do centro acadêmico de nutrição da UFAL

Ocorrerá nos dias 12 e 13 de Abril no auditório do Csau.




O Seminário tem como tema a Antropologia da alimentação , e a finalidade de discutir segurança alimentar e nutricional- SAN por assuntos alternativos mas com forte ligação com a temática. Através da abordagem de vários aspectos políticos e sociais que envolve a alimentação e nutrição iremos relacionar com a atuação do nutricionista em todas as suas áreas e principalmente refletir acerca da nossa formação acadêmica que infelizmente não aborda como deveria esses temas dentro da sala de aula.

Visto o modo com que os aspectos sócio-econômicos e políticos interferem em nossa atuação como profissionais, se faz necessário a análise do tema segurança alimentar além do conceito que encontramos nos livros , de que segurança alimentar é ao acesso ao alimento em quantidade e qualidade suficiente blá blá blá, além desse conhecimento precisamos abrir o olhar para os outros aspectos que interferem na busca dessa segurança (culturais, econômicos , produção de alimentos do país etc) e é de suma importância que o profissional esteja capacitado a refletir o assunto na conjuntura vigente e isso só será possível se ele conhecer muito bem o que pode interferir nesse processo.

É por acreditar na grande importância que o tema SAN tem na graduação e na atuação profissional que estamos organizando esse evento e esperamos que todos vocês construam junto conosco e aproveitem ao máximo!



Ato público em defesa do serviço público e contra a privatização

Praça Sinimbu, dia 24/03/10, às 9h

O Governo do Estado apresentou para a Assembléia Legislativa um Projeto de Lei que visa entregar para a iniciativa privada a gestão das principais áreas sociais, como saúde, educação, assistência social, meio ambiente, etc. Com o nome de Organizações Sociais, essas áreas estratégicas, da qual depende a maioria da população, passariam a funcionar como empresas, estando muito mais preocupadas em se manter no mercado do que com o bem-estar da população.


· Contra as Leis das Organizações Sociais e em defesa do serviço público

· Contra a precarização do trabalho e em defesa da carreira pública

· Por serviço e gestão de qualidade 100% pública

· Todos na luta contra a privatização, só o povo organizado pode deter o interesse dos grandes empresários da saúde, educação, etc. que estão por trás desse projeto.





Fórum contra a privatização: http://forumsus.blogspot.com/